quarta-feira, 27 de junho de 2007

O Novo Nascimento

O Novo Nascimento (Grupos de Comunhão)
por Igreja Presbiteriana Independente de Cuiaba (Pr. Drailton)
Texto Bíblico - João 3:1-5

Nicodemos era um homem profundamente religioso, fazia parte da maior instância religiosa entre os Judeus(sinédrio) era membro do maior grupo religioso entre os judeus(fariseus). Esse grupo bem como os saduceus e outros perseguiam Jesus, lhe interrogavam constantemente buscando Nele falhas ou contradições para ter de que acusá-lo. Mas a verdade é que a vida, os ensinamentos e as ações de Jesus chamaram tanto a atenção de Nicodemos que ele decidiu procurá-lo, decidiu conhecer Jesus pessoalmente e conversar com Ele.
Olhando para esse texto podemos fazer algumas reflexões, perguntas e extrairmos algumas lições:

1 – Porque Nicodemos, só decidiu falar com Jesus à noite? V.2a
Estava com vergonha, pois sendo ele um homem importante, não queria ser visto falando com Jesus...

2 – O que motivou Nicodemos a procurar Jesus? V.2b
Nicodemos percebeu que Jesus era alguém muito especial, que era enviado de Deus. Ele foi tocado pela graça de Deus revelada em Jesus.

3 – De acordo com as Palavra de Jesus, qual a condição para ver o reino de Deus? V.3
Nascer de novo, nascer da água e do Espírito Santo, nascer de Deus, nascer para uma nova vida de acordo com a palavra de Deus.

4 – O que é o novo nascimento?V. 4,5
É o processo através do qual, alguém que ouve a Palavra de Deus, é tocado por sua graça e amor, reconhece seus pecados, arrepende-se, confessa-os a Deus, e recebendo seu perdão, abandona o antigo modo de viver, passa a viver uma nova vida no temor de Deus, de acordo com a sua Palavra e inspirada pelo Espírito Santo.
Esse novo nascimento nos faz filhos de Deus por meio de Jesus(João 1:11,12). Assim o novo nascido, passa a desfrutar das delicias do reino de Deus: Paz, alegria do Espírito, graça de Deus, vida abundante, a felicidade que começa aqui e salta para a eternidade!

Conclusão:
O novo nascimento só é possível pela ação do Espírito Santo, é para todos aqueles que humildemente, rende-se a Jesus e confessa-o como único Senhor e salvador. Nesse texto fica bem claro que as coisas de Deus só podem ser entendidas pelo Espírito de Deus, e que esse reino, é para aqueles que como uma criança recém nascida depende totalmente do Pai.

Nenhum comentário: