quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Criados para glorificar a Deus

Criados para glorificar a Deus
(Mensagem Grupos de Comunhão)

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém !” (Romanos 11:36).

Todas as coisas foram criadas por Deus, e Ele as criou para seu louvor e glória. O Salmista declara: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.” (Salmos 19:1) Toda criação e especialmente o ser humano, foram criados para glorificar a Deus.
O que é a glória de Deus? A glória de Deus é o que Ele é. É a essência de sua natureza, e o peso de sua importância, o brilho de seu esplendor, a demonstração do seu poder e o ambiente de sua presença. A glória de Deus é a expressão de sua bondade e de todas as suas outras qualidades intrínsecas e eternas.

Como posso dar Glória a Deus?

Jesus glorificou ao Pai cumprindo seu propósito na terra (João 17:4). Nós honramos a Deus da mesma forma. Qualquer coisa na criação glorifica a Deus quando cumpre o seu propósito. Existem muitas formas de glorificar a Deus, mas elas podem ser resumidas nos cinco propósitos para o qual Deus nos criou:

1 – Damos glória a Deus ao adorá-lo.
Adorar é o nosso primeiro dever para com Deus, e nós o adoramos ao apreciá-lo. Deus deseja que a nossa adoração seja motivada por amor, ação de graças e alegria, não impostas. John Piper observa que “é quando estamos mais satisfeito em Deus que Ele é glorificado em nós.” Satisfação que deve decorrer do entendimento de quem Deus é, e de tudo que Ele fez por nós. Adorar é muito mais que louvar, cantar e orar a Deus. É um estilo de vida que compreende apreciar a Deus, amá-lo e nos doar para sermos usados em seus propósitos. Assim tudo que fizermos será para glória de Deus.

2 – Damos glória a Deus ao amar outros crentes.
Quando se converteu a Cristo, você se tornou parte da família de Deus. Seguir a Cristo, não é apenas uma questão de acreditar, mas também inclui pertencer e aprender a amar a família de Deus. João escreveu: Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos.(1 João 3:14). O apóstolo Paulo acrescenta: Portanto acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus. (Romanos 15:7) E Jesus nos ensina: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisso conhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. (João 13:34,35).

3 – Damos glória a Deus ao nos tornar como Cristo.
Uma vez que participamos da família de Deus, Ele quer que prossigamos crescendo até a maturidade espiritual. E o que é isso? Maturidade espiritual é nos tornar como Jesus na forma de pensar, de sentir, de falar e de agir, como nos diz o apostolo Paulo: “...Somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2 Corintios 3:18b) Quanto mais você desenvolve o caráter cristão, mais dará glória a Deus. Quando você aceitou a Cristo, Deus lhe deu nova vida, nova natureza. Agora pelo resto de sua vida na terra, Deus quer dar continuidade ao processo de transformação de sua personalidade.

4 – Damos glória a Deus servindo a outras pessoas com nossos dons.
Cada um de nós foi exclusivamente planejado por Deus, com talentos, dons, capacidades e habilidades. O modo de você estar relacionado aos outros não é um acidente. Deus não lhe deu suas habilidades para propósitos egoístas. Elas lhes foram concedidas para beneficiar outras pessoas, assim como outros receberam habilidades para o seu benefício. Vejamos o que o apostolo Pedro nos fala sobre isso: Servi uns aos outros, cada um segundo o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! (1 Pedro 4:10,11).

5 – Damos glória a Deus falando Dele a outras pessoas.
Deus não quer que seu amor e propósitos sejam mantidos em segredo. Uma vez que tenhamos conhecido a verdade Dele, Ele espera que partilhemos com outros. Este é um enorme privilégio - apresentar Jesus às outras pessoas, ajudando-as a descobrir seus propósitos e preparando-as para seu destino eterno. Quanto mais pessoas conhecerem a Cristo através do nosso testemunho, mais Deus será glorificado, como segue: “... para que a graça multiplicando-se, torne abundante as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.” (2 Corintios 4:15b).

Glorificando a Deus e vivendo de acordo com os seus propósitos encontraremos o verdadeiro sentido da vida, e a viveremos abundantemente rumo a eternidade. Que o Senhor por sua graça nos ajude a viver segundo os seus propósitos
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the MP3 e MP4, I hope you enjoy. The address is http://mp3-mp4-brasil.blogspot.com. A hug.

Ivone Oliveira disse...

Fui muito abençoada com o seu pequeno estudo: "Criados para glorificar a Deus". Estava buscando algo a respeito para levar ao ar no programa de rádio "Manancial de Vida", na FM 97.3 A Voz da Assembléia de Deus em Fortaleza (CE). (Se desejar ouvir acesse www.adtemplocentral.com.br). Assim, o Senhor nosso Deus nos abençoou por intermédio da revelação que lhe deu. Como a sua postação é pública tomei a liberdade de aplicá-la. Que o Senhor lhe abençoe mais e mais.
Ivone (ioivoneoliveira@hotmail.com)

Ivone Oliveira disse...

O programa Manancial de Vida é levado ao ar todas as sextas-feiras das 21.30h-23h pela rádio FM 97.3, A Voz da assembléia de Deus, em Fortaleza (CE). O programa é transmitido pela internet no site www.adtemplocentral.com; ou pelo facebook "manancialdevida"