segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O que Fazer?

Mensagem Grupo de Comunhão
O que Fazer?
por Pastor José Drailton

O tema parece um tanto quanto presunçoso, se entendermos que o seu autor quer nos ensinar pontualmente o que devemos e o que não devemos fazer. Se quer nos ensinar o que comprar, onde ir, como se comportar, em fim, dizendo o que, quando, onde e como devemos fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Não é essa nossa intenção, nem devia ser, visto que fomos chamados para a liberdade como nos ensina a Bíblia: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Se pois o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres.” (João 8:32,36).
Cristo nos liberta do poder do pecado, de forma que não somos mais escravos do pecado para a morte, mas sim , servos de Cristo para a vida, como ele mesmo disse: “... Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”. Em Cristo somos libertos para vivermos uma vida abundante, sem legalismos e imposições. Porém, não podemos usar dessa liberdade para dar-mos lugar a carne, ou para vivermos na prática do pecado (Gálatas 5:13), pois se assim fizermos nos tornaremos escravos do pecado novamente: “...Todo que comete pecado é escravo do pecado.” (João 8:34)
Por meio da morte e ressurreição de Cristo, morremos para pecado e ressurgimos para uma nova vida: “Fomos pois sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos em novidade de vida.”
Em Cristo somos novas criaturas, recebemos dele nova vida, vida abundante, plena liberdade, não somos obrigados a pecar, temos liberdade para dizer não.Quando pensamos em liberdade, automaticamente pensamos num estado em que podemos falar o que quiser, ir onde quiser, fazer o que quiser, vestir o que quiser, em fim viver sem nenhuma restrição, viver deliberadamente sem impedimentos.
Pensamos na liberdade como um sim, um sinal verde de permissão liberada. Porém, precisamos também aprender que liberdade é o estado em que temos a opção para dizer não! Não quero, não faço, não vou, não aceito. E que é também o estado que me permite resistir, renunciar e rejeitar alguma coisa.
Considerando essa verdade o que devemos fazer? Como devemos nos comportar? Que tipo de posturas devemos ter no convívio com as pessoas? Que tipo de escolhas devemos fazer? Como já falamos, não vamos responder detalhadamente o que você deve ou não fazer: Mas olhando para a Bíblia podemos ver alguns textos que nos servem de parâmetros:
“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios(todos aqueles que não são judeus), nem tampouco para a igreja de Deus.” (1 Corintios 10:31);
“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso pai que está nos céus.” (Mateus 5:16);
“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (...) Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.”(Colossenses 3:17,23);
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. (...) Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas as coisas são lícitas mas nem todas edificam.” (1 Corintios 6:12; 10:23)
Amados, a Bíblia é nossa regra de fé e conduta, é a carta de Deus para nós, é o manual do Criador para o bom desempenho de suas criaturas, é a bússola que na longa viagem da vida nos aponta o caminho do céu. A Bíblia ensina os filhos e filhas de Deus a maneira como esses devem se comportar nesse mundo. Guardemos pois suas orientações e vivamos de tal maneira que com nossos atos agrademos e glorifiquemos ao nosso Deus:
“Porque o Senhor corrige(educa) a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que oi pai não corrige.? (Hebreus 12:6,7).
Pela graça de Deus vivamos em novidade de vida!

Nenhum comentário: